GRK SOLUTIONS
Prevenção
Agir de forma preventiva e proativa é o melhor remédio
Minimizar a superfície de ataque da sua organização é fundamental para proteger seus dados e manter a integridade de seus sistemas. Existem diversas ameaças cibernéticas. Por essa razão, mesmo empregando muitos recursos na sua estratégia de segurança, uma única brecha pode colocar tudo a perder. As empresas precisam de planos de segurança e resiliência cibernética, não apenas para proteger contra ataques, mas também para mitigar os danos após um ataque bem-sucedido. É por isso que a abordagem de análise e gestão de riscos vem ganhando cada vez mais relevância, sendo cada vez mais utilizada nos frameworks internacionais de referência.
Listamos abaixo as ameaças cibernéticas que representam os maiores riscos para as empresas atualmente:
➤ Malware e Ransomware
O malware é um software malicioso projetado para causar danos ou obter acesso não autorizado aos sistemas.
O ransomware é uma forma de malware que criptografa os dados da empresa e exige um resgate para liberá-los. Esses ataques podem paralisar as operações e resultar em perda de dados críticos.
➤ Phishing e Engenharia Social
O phishing envolve a criação de e-mails ou sites falsos para enganar os funcionários e obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários.
A engenharia social explora a confiança das pessoas para obter acesso não autorizado aos sistemas.
➤ Vazamento de Dados
O vazamento de dados ocorre quando informações confidenciais da empresa são expostas de forma não intencional ou maliciosa
Esses incidentes podem causar danos à reputação da empresa, violar a privacidade dos clientes e resultar em consequências legais.
➤ Spyware
Forma de malware projetada para coletar informações de um alvo e enviá-las sem consentimento.
Enquanto alguns tipos de spuware são legítimos e operam para fins comerciais, o spyware malicioso é usado para roubar informações confidenciais.
➤ Vírus
Programas nocivos que se espalham de computadores para outros dispositivos conectados.
Os cibercriminosos usam vírus para obter acesso aos sistemas e causas danos significativos.
Aqui estão algumas dicas importantes de especialistas que podem ajudá-lo a reduzir seu nível de exposição de forma eficaz:
✔ Fechar portas desnecessárias: cada porta aberta apresenta um ponto de acesso potencial para um ataque. Feche os que você não precisa.
✔ Reduza os riscos de ataques intermediários: criptografe seus dados, use protocolos seguros e implante sistemas eficazes de detecção de intrusão.
✔ Certifique-se de ter segurança de e-mail adequada: implante filtros de spam eficazes e detecção de phishing e aplique políticas fortes para o uso de e-mail.
✔ Monitore seus domínios e endereços IP ativos: acompanhe-os para detectar atividades incomuns com antecedência.
✔ Habilitar Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC): fornece autenticação adicional para respostas DNS, reduzindo os riscos de falsificação.
✔ Ativar cookies HttpOnly: Isso ajuda a evitar ataques de script entre sites (XSS).
✔ Monitore violações de dados de terceiros: esteja atento à segurança de seus parceiros de negócios e fornecedores.
✔ Monitore vazamentos de dados: utilize soluções de prevenção de perda de dados (DLP) para evitar a exposição não intencional de dados.
✔ Registre possíveis domínios de typosquatting: isso pode ajudar a proteger sua marca e seus clientes contra tentativas de phishing.
✔ Inspecione seus registros DNS: verificações regulares podem ajudá-lo a identificar alterações não autorizadas ou atividades maliciosas.
✔ Remover software e serviços desnecessários: cada software e serviço pode ser potencialmente explorado.
✔ Mapeie seus subdomínios: conheça seu cenário digital para identificar possíveis vulnerabilidades.
✔ Analise seus certificados SSL: verifique se eles estão atualizados e configurados corretamente.
✔ Segmente sua rede com a Arquitetura de Confiança Zero: esse modelo pressupõe que nenhum usuário ou sistema é confiável por padrão, seja dentro ou fora da rede.
✔ Monitore seus fornecedores terceirizados: a segurança deles é a sua segurança.
✔ Audite seu software, rede e tráfego: auditorias regulares podem identificar vulnerabilidades e anomalias.
✔ Usar controle de acesso e autenticação: limite o acesso a dados e sistemas confidenciais.
✔ Não exponha informações em cabeçalhos: essas informações podem ser usadas por invasores para explorar vulnerabilidades.
✔ Incentive o uso: de senhas fortes, autenticação de dois fatores e práticas seguras de navegação na internet.
✔ Proteja e faça backup de dados confidencias, lembrando da regra 3, 2, 1: possuir pelo menos 3 cópias dos seus dados; Armazenar as cópias em pelo menos 2 tipos de mídia diferentes; Manter pelo menos 1 das cópias em algum local fora do seu ambiente de trabalho.
*** Lembre-se, a vigilância e a proatividade em minimizar sua superfície de ataque são fundamentais para sua estratégia de segurança cibernética.***
Como eleger por quais destas medidas começar, considerando seus desafios de negócio e infraestrutura atual?
Uma boa avaliação de risco te dará este caminho. Te ajudamos a decidir quais investimentos priorizar e como fazer a implantação.